Esta página apresenta os fatos usando fontes que os wikipedistas conhecem, mas deliberadamente omitem da biografia e não permitem que sejam incluídas por enquanto. A página usa apenas fontes confiáveis de acordo com os mecanismos de busca da Wikipedia (
Inglês,
Russo,
Ucraniana).
A análise jurídica independente distorcida na Wikipedia.org é apresentada no seu verdadeiro sentido nesta página, mostrando também a relação entre processos mundiais e a Missão de Grigori Grabovoi.
⋄ ⋄ ⋄
Grigori Grabovoi foi um respeitado cientista, acadêmico, clarividente, curandeiro e professor, que era frequentemente convidado para programas de TV, trabalhava para o governo e era respeitado até setembro de 2004, quando a mídia o atacou porque em 5 de junho de 2004, ele anunciou publicamente que era o Segundo Advento de Jesus Cristo.
Beslan
A mídia então o acusou de fazer seus alunos visitarem Beslan e de tirar dinheiro das mães de Beslan para ressuscitar seus filhos. Mais tarde, não apenas seus alunos, mas também ele próprio foram acusados disso. No entanto, nem ele nem seus alunos cometeram tal ato, a mídia não conseguiu provar suas alegações, e a investigação oficial lançada sob pressão da mídia não encontrou nenhuma das acusações da mídia como verdadeira:
... o Gabinete do Promotor Público da Cidade de Moscou verificou as atividades de Grigori Grabovoi e sua fundação de mesmo nome três vezes de setembro de 2005 a março de 2006, mas nunca encontrou nenhuma evidência de crime.
[Fonte 31 em biografia em inglês - Страна.ru]
Além disso, mais tarde no processo criminal aberto contra ele, o tribunal chegou à mesma conclusão:
As quase 200 mães de Beslan criaram a organização Mães de Beslan para proteger seus interesses e elegeram Susanna Dudieva como sua presidente. Ela testemunha o seguinte:
Pela centésima ou milésima vez, declaro que nenhuma mãe de uma criança que morreu na tragédia de Beslan pagou dinheiro a Grigori Grabovoi, e o próprio Grigori Petrovich e nenhum de seus alunos jamais estiveram em Beslan.
[Fonte 32 em biografia em inglês]– Susanna Dudieva, presidente das Mães de Beslan
Com o tempo, as mães de Beslan aprenderam sobre os Ensinamentos de Grigori Grabovoi sobre a ressurreição em seus livros. Algumas, incluindo Susanna Dudieva, queriam acreditar nisso, mas algumas rejeitaram bruscamente, e por essa razão deixaram a organização Mães de Beslan e criaram a organização Voz de Beslan. Até mesmo a presidente desta organização, que criticou duramente o trabalho de Grigori Grabovoi, testemunha que as acusações da mídia não são verdadeiras:
Grabovoi nunca veio de fato à Ossétia do Norte e não aceitou dinheiro das mulheres. Ele até pagou para as "Mães de Beslan" irem até ele e comprou ingressos para elas.
[mk.ru]– Ella Kesayeva, presidente da Voz de Beslan
Graus científicos
A mídia questionou os graus científicos e títulos acadêmicos de Grigori Grabovoi, mas o tribunal refutou firmemente esta acusação:
... o tribunal estabeleceu que GP Grabovoi tem: ensino superior, títulos científicos, diplomas, bem como invenções patenteadas, cuja legalidade foi certificada pelo especialista em patentes EE Dagunts.
[Fonte 52 em biografia em inglês]
VP Seregina, Doutora em Direito, Professora, Advogada Homenageada da Rússia, Acadêmica da Academia Nacional de Ciências (Rússia) e da Academia Internacional de Ciência e Educação (EUA), Conselheira de Estado Titular da Federação Russa, Chefe do Secretariado do Vice-Presidente da Duma Estatal, declarou o seguinte sobre o reconhecimento de diplomas não estatais recentemente introduzidos em nível internacional, de acordo com a Constituição da UNESCO:
Procedendo das obrigações internacionais da Rússia consagradas nas convenções internacionais acima mencionadas e do parágrafo 4 do Artigo 15 da Constituição da Federação Russa, os diplomas e certificados emitidos como resultado de certificação científica e pública (não estatal) são totalmente legítimos, estão em pé de igualdade com os estatais e não requerem reconhecimento especial.
[center-bereg.ru]
Clarividência, cura
Grigori Grabovoi, em seu livro de três volumes
"A Prática do Controle. O Caminho da Salvação", publicou uma coleção de depoimentos de engenheiros, pilotos, cientistas, gerentes de empresas, funcionários de bancos, jornalistas e pessoas que se recuperaram de câncer terminal e AIDS como evidência de suas próprias habilidades de clarividência, previsão, controle e cura, onde os depoimentos são assinados e alguns são selados.
Entre os depoimentos está o testemunho de Victor Dmitrievich Blagov, vice-diretor de voo da estação espacial Mir.
O gabinete do promotor verificou as atividades e livros de Grigori Grabovoi, encontrou tudo legal, e nem a acusação do promotor em 2006 nem o veredito do tribunal mencionam falsificação de assinaturas, verificando indiretamente que os depoimentos em seus livros foram de fato feitos pela pessoa que os assinou.
O gabinete do promotor de Tagansky também recebeu vários títulos dos livros de Grabovoi, que foram enviados para pesquisa ao Centro Irenea no distrito de Leonsky em Moscou.
[Fonte 3 em biografia em inglês]
Muitos problemas sérios foram prevenidos no espaço também. Em setembro de 1997, um dia antes do ônibus espacial Atlantis atracar na estação espacial Mir, sérias dúvidas surgiram sobre o sucesso da operação. Mas Grabovoi garantiu aos organizadores do evento que tudo ficaria bem; no entanto, ele também previu muitos erros, que, no entanto, acabaram sendo solucionáveis.
[net-film.ru]
Em 29 de março, descobri que tinha carcinoma em estágio 4. O que é estágio 4? Bem, o fim. Não restava muito. Não concordei com a operação e comecei a me curar. E que cura foi! Havia um horário designado para cada dia: das 22h às 23h. Cada momento que eu tinha em mente: esta é minha única chance, minha esperança. Tenho que me curar. Fui para outro exame e agora tenho os resultados e os relatórios finais: no início diz que estou doente, condenado à morte, e na próxima linha diz que estou saudável novamente. Isso foi em agosto. Abril-maio-junho, este foi o período de cura. Nunca perguntei a Grigori Petrovich: quando esse milagre aconteceu? Mas tenho evidências escritas de que aconteceu.
[net-film.ru]– Galina Antipova
Partido DRUGG, candidato à presidência da Rússia
Apesar de anos de ataques da mídia, como as investigações oficiais sempre descobriram que tudo era legal, Grigori Grabovoi conseguiu continuar sua missão de cumprir a Salvação Universal e a Ressurreição Universal.
No entanto, como ele previu em fevereiro de 2005 que se tornaria o presidente da Rússia a partir de 2008, e para conseguir isso, ele começou a criar o partido político DRUGG (Disseminadores Voluntários dos Ensinamentos de Grigori Grabovoi), tornando-se assim um desafiante cada vez mais sério de Vladimir Putin.
O partido DRUGG que ele criou já está ativo em mais de 50 regiões da Rússia e está se preparando ativamente para a eleição presidencial de 2008. Os objetivos do programa de Grabovoi e seus apoiadores incluem o pagamento de 12 mil rublos por mês a cada cidadão russo por meio da distribuição igualitária de 10 por cento do aumento no "produto bruto total da Rússia", bem como a adoção da Lei Federal "Sobre a Proibição da Morte no Território da Federação Russa".
[Fonte 24 em biografia em russo]
O comitê organizador anuncia que em 17 de março de 2006, a partir das 15h, realizará o congresso de fundação do partido político "DRUGG"...
[rg.ru-1]
O jornal Rossiyskaya Gazeta, com base na Lei Federal "Sobre Partidos Políticos", publicou oficialmente as principais disposições do programa do partido político DRUGG, que apoia a missão da Salvação Universal e da Ressurreição Universal:
1. Tudo pelo bem do homem. Todas as forças do estado e da sociedade para a provisão da vida eterna e feliz de um ser humano. Se for necessário reestruturar o estado, os sistemas políticos e econômicos pelo bem de qualquer indivíduo, para garantir sua vida eterna, isso deve ser feito.
2. Afirmação da eternidade da vida. Adoção de uma lei de proibição da morte. A introdução de tecnologia para a implementação da lei. Ressurreição universal. Alcançar a ausência de morte em certas regiões e em geral.
3. ...[rg.ru-2] [self-defense.legal-1]
Em 17 de março de 2006, com a realização do congresso de fundação do partido DRUGG, o partido DRUGG se estabeleceu legalmente e nomeou Grigori Grabovoi como candidato presidencial oficial da Rússia para as eleições de 2008:
Suspeita de motivação política para a acusação
Em 20 de março de 2006, 3 dias após o partido DRUGG ter sido legalmente estabelecido e Grigori Grabovoi se tornar o candidato presidencial oficial da Rússia, ele foi acusado em um caso que a promotoria já havia examinado várias vezes e sempre considerou tudo legal:
Um processo criminal foi aberto contra Grigori Grabovoi (embora dois meses antes a promotoria de Moscou tivesse se recusado a abrir o mesmo processo criminal) alguns dias após Grabovoi anunciar no congresso de fundação de um novo partido político em 17 de março de 2006 que pretendia concorrer na eleição presidencial russa de 2008.
Não temos evidências diretas de que o caso foi aberto por ordens pessoais do presidente Vladimir Putin, mas há motivos sérios para acreditar que as mais altas autoridades russas estavam interessadas em isolar Grabovoi da sociedade.[Fonte 40 em biografia em inglês]
Uma jornalista escreveu em seu artigo:
Em julho de 2006, durante o período de eleição presidencial, um programa sobre o candidato presidencial Grigori Grabovoi foi transmitido nacionalmente na Central Television, que foi retirado de um documentário editado ilegalmente no qual o significado original do filme foi completamente distorcido, insultando assim a honra do candidato presidencial.
A jornalista búlgara Valentina Genkova protestou na televisão russa, afirmando que seu material original – a filmagem do encontro do clarividente búlgaro Vanga e GP Grabovoi – estava sendo usado ilegalmente. Valentina Genkova disse em uma entrevista que no fragmento mostrado ao público russo, o significado da conversa de Vanga com Grigori Grabovoi foi completamente distorcido.
[Fonte 13 em biografia em inglês]
Devido ao processo criminal contra o presidente do partido DRUGG, o partido recém-fundado operou por apenas meio ano. De acordo com a Lei Federal, os documentos necessários para o registro estadual de um partido político devem ser apresentados ao órgão federal autorizado no máximo seis meses a partir da data do congresso de fundação do partido político. Neste contexto, o partido DRUGG operou com plenos poderes durante seis meses, de 17 de março de 2006 a 17 de setembro de 2006.
Os documentos necessários para o registro estadual de um partido político devem ser submetidos ao órgão federal autorizado no máximo seis meses a partir da data do congresso constituinte do partido político ou do congresso de uma organização pública russa ou movimento social russo que tomou a decisão de transformar uma organização pública russa ou movimento social russo em um partido político.
[garant.ru-1]– Lei Federal sobre Partidos Políticos, Artigo 15, Ponto 3
O partido DRUGG continuou a existir como uma associação pública social e religiosa internacional:
A partir de 30 de setembro de 2006, a associação de benefício público iniciou suas atividades em cooperação com associações religiosas, mantendo os mesmos órgãos de governo do partido político DRUGG.
[Fonte 57 em biografia em russo]
Caso criminal ilegal
Grigori Grabovoi entregou seus novos Ensinamentos ao vivo, em palestras de seminários de autores, como pregações religiosas, gratuitamente, e criou o material para suas palestras no local, durante a palestra.
Em 26 de março de 2001, GP Grabovoi, o único fundador e presidente da "Fundação Grigori Grabovoi", uma organização não comercial, aprovou uma resolução para reconhecer e aprovar os seminários e palestras dados por Grigori Petrovich Grabovoi em larga escala, bem como seminários individuais de autores como pregação religiosa.
[self-defense.legal-2]
Grigori Petrovich Grabovoi compôs o texto da obra no seminário em 05 de agosto de 2003. ... Ao criar o texto do seminário, GP Grabovoi primeiro recebeu uma previsão precisa de eventos futuros e então criou um texto ensinando o desenvolvimento eterno, levando em consideração eventos futuros específicos que afetam a todos e ao mundo inteiro.
[amazon.com-1]– Grigori Grabovoi, O Ensinamento de Grigori Grabovoi sobre a Alma
O local, o horário, o aluguel da sala, a gravação em vídeo do primeiro seminário de Grigori Grabovoi em cada caso e a subsequente reprodução e distribuição da gravação em vídeo foram organizados por uma empresa externa. Os alunos concordaram com essa empresa externa para ouvir o seminário e pagaram a essa empresa externa pelo ingresso:
A equipe do Gabinete do Promotor de Basmaniy recebeu fitas de vídeo das palestras de Grabovoi.
[Fonte 3 em biografia em inglês]– Sergei Marsenko, Secretário de Imprensa do Gabinete do Promotor da Cidade de Moscou
O tribunal considerou o método de ensino de Grigori Grabovoi, que havia sido verificado e considerado legal várias vezes antes, uma fraude depois que ele se tornou um candidato presidencial, ou seja, a tomada da propriedade de alguém onde duas condições foram atendidas ao mesmo tempo: 1. por engano, 2. ilegalmente, gratuitamente.[garant.ru-2]
No entanto, pelo menos a condição "ilegalmente, gratuitamente" claramente não foi cumprida, pois houve uma compra de um produto, então cada aluno recebeu exatamente o que pagou:
Na audiência, a defesa solicitou que o veredito fosse anulado, pois era ilegal e infundado. Os advogados de Grabovoi argumentaram que não havia crime nas ações do “curandeiro”.
[Fonte 85 em biografia em russo]
O tribunal justificou seu veredito afirmando que Grigori Grabovoi não ajudou na ressurreição ou cura nos casos do veredito. Primeiro, essa ajuda foi altruísta e gratuita, já que o aluno pagou para ouvir o seminário; segundo, uma forma de ajuda também é orientação na interpretação e prática do Ensinamento; terceiro, como em qualquer ensinamento, o próprio trabalho do aluno deve ser feito principalmente por ele ou ela; em quarto lugar, para desenvolver a capacidade de controle, cada pessoa precisa de uma quantidade individual de trabalho e, portanto, um resultado rápido não é garantido:
Os advogados, referindo-se aos seguidores de Grabovoi, argumentaram que seu cliente nunca prometeu a ressurreição dos mortos ou a cura. Grigori Grabovoi apenas prometeu ensinar-lhes uma técnica especial graças à qual os clientes poderiam encontrar os mortos no mundo espiritual ou ser curados. Ao mesmo tempo, ele sempre enfatizou que o sucesso dependia da precisão da execução das instruções, bem como das habilidades e perseverança do próprio cliente.
[Fonte 31 em biografia em inglês - Страна.ru]
Qualquer pessoa que conhecesse Grigori Grabovoi pessoalmente sabia que ele sempre usava suas habilidades especiais para salvar pessoas, e ele fazia tudo isso de forma altruísta:
Em abril de 2007, um telegrama foi recebido no Tribunal Distrital de Tagansky, no qual Pavel Vinogradov, o líder do esquadrão de cosmonautas russo, piloto-cosmonauta, Herói da Rússia, Nikolai Antoskin, Piloto Militar Homenageado da Federação Russa, Doutor em Ciências Militares, Professor, Herói da União Soviética, e Marina Popovich, piloto de voo de 1ª classe, detentora de 101 recordes mundiais em vários tipos de aeronaves, Herói do Trabalho Socialista, estavam prontos para aparecer como testemunhas no caso contra Grabovoi. O telegrama observa que Grabovoi previu com precisão os defeitos da nave espacial, e fez tudo isso completamente abnegadamente.
[Fonte 22 em biografia em russo]
Eu o conheci em uma ocasião bem séria. Era 1999, a Mir ainda estava voando e uma nova expedição estava sendo preparada. ... o controle da missão detectou uma despressurização da estação, embora pequena. ... E então o General Mesteryakov trouxe Grigori para nossa sede, e eu comecei a contar a ele como a estação foi montada, o que suspeitávamos, como um vazamento poderia acontecer em geral, como lidar com isso, etc. E Grigori apenas apontou o dedo - o vazamento está aqui. Fiquei muito surpreso na época, porque esta era a parte onde não poderia ter havido vazamento algum. Mas foi exatamente neste lugar que a tripulação encontrou uma lacuna microscópica seis meses depois, que eles encontraram após pousar na estação, usando instrumentos especiais. ... E o fato de Grigori nos mostrar esta área, definitivamente, era um fato.
[iformat.ru]– Pavel Vinogradov, piloto-cosmonauta
Ele não pediu um único rublo por sua ajuda. ... Só sei que durante nossa cooperação conseguimos salvar mais de uma dúzia de pilotos e muito equipamento. ... Ele me contou quais incidentes poderiam acontecer no ar ou no solo se medidas não fossem tomadas em tempo hábil. Depois disso, limitei os voos e simplifiquei as missões, ou... cancelei-as completamente. ... Também devo a Grigori Petrovich uma dívida pessoal de gratidão. Ele foi o primeiro a me avisar que minha medula óssea foi danificada pela radiação. Essas são as consequências de Chernobyl, onde recebi uma dose de mais de 600 raios X. Grabovoi me mostrou as varreduras e me encaminhou com urgência para tratamento.
[stolica-s.su]– Nikolai Antoskin, Piloto Militar Homenageado da Federação Russa
Quando deixamos a aeronave sair da oficina, Grabovoj sempre a verifica primeiro. Ele tem as habilidades para ver quais inconvenientes imprevistos podem surgir. Houve muitas ocasiões em que ele dizia, por exemplo, que esse interruptor está preso, ou que pode haver uma rachadura ali, seria bom verificar, e assim por diante. Ele nos avisou. Para mim, na época, parecia completamente inacreditável. Parece-me que Grigori Petrovich tinha habilidades muito avançadas: ele podia prever muitas coisas, ele podia nos ajudar com muitas coisas. Ele sabia quando intervir e o fez.
[net-film.ru]– Marina Popovich, piloto de voo de primeira classe
Como Grigori Grabovoi fez tudo legalmente, e as pessoas que falaram em sua defesa testemunharam a atividade única e notável de clarividente, preditor, professor, curador, científico, social e político de Grigori Grabovoi para toda a humanidade, mas o tribunal - presumivelmente devido à rejeição pessoal da crença na ressurreição ou sob pressão política - não quis libertá-lo, o tribunal violou maciçamente a lei:
O número total de violações da lei, que inclui apenas as distorções pelos juízes do protocolo da sessão judicial observada pelos advogados de defesa, chegou a 2365. (Veja a queixa ao tribunal de supervisão do advogado Konev VG № 49 - 10607/2008 de 28 de novembro de 2008 em 16 volumes!)
[drugg.ru]
Primeiro de tudo, Grigori Grabovoi é acusado de organizar um grupo criminoso. Vamos começar a descobrir: quem são os outros membros do grupo? Mas acontece que não há nenhum. Vamos cavar mais fundo: parece que há pessoas com quem Grabovoi supostamente cometeu crimes. Mas os processos criminais contra eles foram arquivados... devido à falta de um crime. Então por que uma única pessoa está sendo punida por criar um grupo organizador?
Em segundo lugar, entre os cúmplices do grupo organizador está um empresário que não estabeleceu uma entidade legal. Ou seja, surgem relações de direito civil. Afinal, não foi o próprio Grabovoi que recebeu dinheiro daqueles que compareceram a seus seminários e palestras, mas uma organização comercial forneceu os ingressos. Então por que o caso não foi considerado em uma ação civil, como deveria ser se os clientes estivessem de alguma forma insatisfeitos com os serviços prestados?
Em terceiro lugar, Grabovoi é acusado de fraude sob a Parte 4 do Artigo 159 do Código Penal da Federação Russa. No entanto, a Parte 4 foi introduzida apenas no final de 2003, após o ato ilegal supostamente cometido por Grabovoi. E de acordo com a Constituição Russa, é impossível aplicar uma lei que não estava em vigor na época do crime.[Fonte 40 em biografia em inglês]
... a acusação foi reclassificada para a parte quatro do artigo 159 (fraude cometida por um grupo organizado). No entanto, os funcionários do gabinete do promotor plenipotenciário não conseguiram identificar ninguém do "grupo organizado".
[Fonte 34 em biografia em inglês]
Durante o julgamento criminal, foi novamente revelado, como o gabinete do promotor havia repetidamente declarado antes, que Grigori Grabovoi não tinha estado em Beslan. Sabendo desse fato, a mídia, no entanto, continuou a espalhar notícias falsas:
Afinal, hoje o tópico Beslan na acusação foi completamente abandonado, foi provado que Grabovoi não estava em Beslan, não pegou dinheiro, o que a mídia vem espalhando há dois anos inteiros e continua a reproduzir, embora saiba muito bem que está espalhando calúnias. ... A mídia não apenas não refuta essas mentiras, mas nem mesmo as reconhece. Junto com o gabinete do promotor e o tribunal.
[Fonte 32 em biografia em inglês]
A influência da mídia de massa foi tão convincente que enganou até mesmo pessoas altamente educadas:
Como muitos dos meus compatriotas, fui “zumbificado” pela mídia e, por muito tempo, acreditei que Grabovoi era um fraudador que recebeu o que merecia. Um amigo meu, um ativista dos direitos humanos, quase me laçou para estudar este caso criminal. E admito que, com grande relutância, concordei em analisar a acusação. E vi total ilegalidade ali...
[Fonte 40 em biografia em inglês] [self-defense.legal-2]– Advogado Mikhail Trepaskin, chefe do departamento de assistência jurídica para condenados injustamente
Em defesa de Grigori Grabovoi, muitos cidadãos escreveram queixas oficiais às autoridades sobre as atividades da mídia e a conduta ilegal do caso criminal, mas as autoridades não intervieram, permitindo que as violações da lei continuassem:
Milhares de cartas enviadas aos tribunais, ao Gabinete do Procurador-Geral da Federação Russa, ao Presidente da Federação Russa e às organizações de direitos humanos permanecem sem resposta ou "andam em círculos", ou seja, são devolvidas às pessoas que violaram a lei e contra as quais a queixa foi enviada.
[Fonte 60 em biografia em russo]
Acredito que na Rússia de hoje, as violações da lei atingiram tal nível que é necessário apelar às autoridades internacionais. Na minha opinião, nem a Suprema Corte, nem a Procuradoria Geral, nem o Comitê Investigativo estão respondendo adequadamente às inúmeras violações dos direitos legais dos cidadãos russos. E o que nosso ombudsman de direitos humanos, Vladimir Lukin, está fazendo hoje, eu não entendo nada... Isso significa que a atenção da comunidade internacional deve ser atraída para este problema. Sei que assinaturas estão sendo coletadas em apoio a Grigori Grabovoi na Ucrânia, nos estados bálticos e nos Estados Unidos.
[Fonte 40 em biografia em inglês]
Pode haver duas razões para a inação do governo:
"Ativistas de direitos humanos entraram com uma petição no Tribunal de Haia e no Tribunal Penal Internacional contra V. Putin e D. Medvedev no caso de G. Grabovoi." ... Os autores alegam que as autoridades judiciais estão em conluio criminal e que a mídia, em nome do governo, caluniou seu cliente para desviar a atenção pública da investigação oficial sobre a tragédia [de Beslan].
Os participantes da coletiva de imprensa também alegam que a prisão de Grabovoi está intimamente relacionada à sua intenção de concorrer à presidência da Federação Russa.[novayagazeta.ru]
Os advogados de defesa de Grigori Grabovoi, de acordo com a lei, solicitaram uma investigação legal independente (também da Rússia) das circunstâncias do caso criminal da Academia Inter-regional Ucraniana de Gestão de Pessoal (МАУП). A análise foi publicada oficialmente no jornal educacional semanal ucraniano de cunho político Personnel Plus (Персонал Плюс).
Para a análise, a equipe de pesquisa recebeu: 11 volumes do caso criminal de GP Grabovoi; trabalhos científicos publicados, 2 volumes de patentes, certificados de descobertas, invenções, fatos registrados de previsões confirmadas, títulos acadêmicos e de professor concedidos a GP Grabovoi; inúmeras avaliações das atividades de GP Grabovoi por políticos conhecidos, cientistas, pessoas que ele ajudou a se livrar de doenças graves e outros materiais. ...
Antes de sua prisão, GP Grabovoi era conhecido na sociedade russa como um cientista, inventor, pregador, clarividente previsor. Ele é o autor de vários livros e folhetos intitulados Os Ensinamentos de Grigori Grabovoi. ... Ele recebeu patentes, certificados de descobertas e invenções e foi premiado com os títulos de "professor" e "acadêmico" na Rússia e no exterior. GP Grabovoi facilmente teve a oportunidade de aparecer na televisão, rádio e outras mídias.[Fonte direta na biografia em russo - Персонал Плюс] [personal-plus.net] [self-defense.legal-3]
– Vasily Perets, professor, especialização científica “Direito, Política e Religião dos Povos Eslavos”,
chefe do grupo de pesquisa, especialista científico em questões políticas e jurídicas
A análise também examinou a relação entre os processos mundiais vistos pelo especialista político e as atividades de Grigori Grabovoi:
Apesar da objetividade do processo de globalização, de acordo com estudos, a [Rússia] também é caracterizada por um fator subjetivo, principalmente as estruturas latentes e sombrias do mundo (doravante denominadas Estruturas Sombrias do Mundo). Sua influência nos processos globais e na concentração da riqueza do planeta nas mãos de alguns multimilionários é óbvia. ... A análise de macroprocessos, principalmente estruturas econômicas, políticas e político-militares internacionais, nos permite formular as seguintes hipóteses:
I. Após o colapso da União Soviética e a desestabilização estatal, política e econômica dos eslavos do sul [Jugoslávia] como resultado da agressão militar da OTAN, as Estruturas Sombrias do Mundo concentraram seus esforços na Rússia e na Ucrânia.
II. Os seguintes métodos são usados para desintegrar, subjugar e então destruir a etnia eslava dos eslavos orientais:
1. A apropriação dos meios de comunicação social e a sua utilização para destruir a espiritualidade dos eslavos, a propaganda da consciência consumista, a crueldade, a imoralidade, o individualismo, a desunião dos povos, a exclusão da possibilidade de formar uma ideia nacional promissora.
2. A apropriação da propriedade nacional, estatal, a dominação das alturas do poder econômico.
3. Usando oportunidades econômicas e financeiras para ganhar poder político.
...
7. A formação de condições para conflito entre povos eslavos, especialmente entre a Rússia e a Ucrânia.
...
Atualmente, os Ensinamentos e atividades de GP Grabovoi não representam uma ameaça ao poder ativo, embora possam ser indesejáveis. No entanto, no plano estratégico, os Ensinamentos e atividades de GP Grabovoi, como uma ideia unificadora (ideologia) e a possibilidade de expansão ilimitada, inclusive entre povos não eslavos, representam uma ameaça aos planos das Estruturas das Sombras do Mundo. É difícil provar até que ponto esses planos coincidiram com os interesses das autoridades russas, se essas autoridades foram usadas por terceiros.[Fonte direta na biografia em russo - Персонал Плюс] [personal-plus.net] [self-defense.legal-4]
– Vasily Perets, professor, especialização científica “Direito, Política e Religião dos Povos Eslavos”,
chefe do grupo de pesquisa, especialista científico em questões políticas e jurídicas
10 de janeiro de 2008.
De acordo com a análise jurídica independente com acesso a todo o processo criminal, o Ministério Público e o tribunal já sabiam quando o processo criminal foi iniciado que as condições para a acusação de fraude não foram atendidas, uma vez que não apenas houve uma compra de produtos, mas também um contrato foi concluído antes disso, excluindo assim as condições tanto da acusação de "engano" quanto de "tomada ilegal". Além disso, eles sabiam desde o início que Grigori Grabovoi não tinha estado em Beslan. O Ministério Público e o tribunal sabiam que estavam acusando e prendendo uma pessoa inocente, uma pessoa que havia se tornado candidata presidencial na Rússia alguns dias antes.
O caso criminal de GP Grabovoi pode ser usado como um livro didático de violação da lei e desrespeito à lei. ...
Por um longo tempo (em 2005 e 2006), as atividades de GP Grabovoi foram investigadas pelo Ministério Público do Distrito Administrativo Central de Moscou e pelo Ministério Público da Cidade. Em duas ocasiões, foram tomadas decisões de recusa de início de processo criminal ... devido à ausência de crime. De acordo com os investigadores, essas decisões estavam em conformidade com a lei.
Em março de 2006, o Ministério Público da Cidade de Moscou revisou as decisões anteriores e, sem qualquer justificativa, iniciou um processo criminal sob a Parte 2 do Artigo 159 do Código Penal da Federação Russa (fraude).
A base para iniciar o processo criminal foi que ... o correspondente do jornal Komsomolskaya Pravda pagou dinheiro pela participação em um seminário e subsequente encontro pessoal com GP Grabovoi... Esta circunstância não poderia ser a base para iniciar o processo criminal... A inocência de GP Grabovoi foi confirmada pelo contrato entre VV Vorsobin e o organizador do seminário. O próprio GP Grabovoi não recebeu dinheiro, mas agiu apenas como um palestrante (disseminador de suas ideias, pregador).
A segunda razão para iniciar o processo criminal na decisão foi que GP Grabovoi prometeu ressuscitar crianças que morreram como resultado do ataque terrorista em Beslan por uma taxa. No momento do início do processo criminal, como resultado da investigação, era sabido de forma confiável que GP Grabovoi não tinha estado em Beslan e não havia prometido ressuscitar as crianças mortas.
Na verdade, a base para iniciar o processo criminal e, portanto, para iniciar o processo criminal contra GP Grabovoi em nome do estado, foi falsificada (Artigo 21(1) do Código de Processo Penal da Federação Russa). Essa falsificação levou inevitavelmente a outras violações da lei, em particular, violações da Constituição da Federação Russa e dos princípios fundamentais do processo criminal (Artigo 6 do Código de Processo Penal).[Fonte direta na biografia em russo - Персонал Плюс] [personal-plus.net] [self-defense.legal-3]
– Vasily Perets, professor, especialização científica “Direito, Política e Religião dos Povos Eslavos”,
chefe do grupo de pesquisa, especialista científico em questões políticas e jurídicas
A análise jurídica independente conclui com o seguinte resumo:
Conclusões generalizadas
1. Várias circunstâncias indicam que o caso de GP Grabovoi é encenado, mas não há evidências diretas disso.
2. Os documentos processuais mais importantes do caso criminal analisado contêm dados e informações deliberadamente falsos. Deste ponto de vista, a acusação contra GP Grabovoi pode ser considerada falsificada.
3. Ao aceitar para consideração, em vez de um caso bem investigado, um caso criminal inacabado, as fantasias da investigação sobre crimes cometidos “em circunstâncias não especificadas” e “por cúmplices desconhecidos”, o tribunal criou um impasse: não há base para o veredito de culpado, e a absolvição de GP Grabovoi será uma admissão pelo próprio tribunal de uma violação grosseira da Constituição e das leis da Federação Russa. A prática herdada da União Soviética, segundo a qual as violações da lei são ocultadas por um veredito de culpado emitido em nome do estado, é complicada no caso de GP Grabovoi pela atenção pública concentrada no julgamento.[Fonte direta na biografia em russo - Персонал Плюс] [personal-plus.net] [self-defense.legal-3]
– Vasily Perets, professor, especialização científica “Direito, Política e Religião dos Povos Eslavos”,
chefe do grupo de pesquisa, especialista científico em questões políticas e jurídicas
Após o veredito ter sido anunciado, os advogados de defesa de Grigori Grabovoi apelaram ao Tribunal Europeu de Direitos Humanos, que concluiu que durante o julgamento criminal o tribunal, em uma série de violações da lei, estendeu o período de prisão preventiva, que durou mais de 2 anos, em vez do máximo de seis meses permitido por lei, até as eleições de 2008.
O Supremo Tribunal da Federação Russa aceitou sem objeção o julgamento do Tribunal Europeu de Direitos Humanos, reabriu o caso e cancelou as decisões de detenção ilegal, injustificada e injusta.
Em abril de 2018, o Presidium do Supremo Tribunal anulou 26 decisões de juízes de Moscou contra Grigori Petrovich Grabovoi, com base nas quais ele foi detido e mantido na prisão por um longo tempo. Todas essas decisões foram declaradas ilegais.
[mk.ru] [rapsinews.ru] [vsrf.ru]
Ao fazer isso, a Suprema Corte da Federação Russa reconheceu que o julgamento criminal havia sido conduzido ilegalmente.
Seus direitos de defesa foram formalmente violados como resultado de sua detenção ilegal, o que significa que as evidências da acusação são inadmissíveis e, portanto, a condenação é ilegal.
Portanto, Grigori Grabovoi não tem antecedentes criminais e tem direito à reabilitação.
- 3. forrás az angol életrajzban: 2005-03-25, Известия, Дмитрий Соколов-Митрич, Сектант в Кремле
- 13. forrás az angol életrajzban: 2007-01-26, Резонанс, Лариса Бочанова, В ЗАЩИТУ! ДЕЛО №376062 ПО «МОШЕННИЧЕСТВУ» Г.ГРАБОВОГО, ПО МАТЕРИАЛАМ ПРЕСС-КОНФЕРЕНЦИИ «ПРЕКРАЩЕНИЕ УГОЛОВНОГО ДЕЛА ГРИГОРИЯ ГРАБОВОГО на основании закона РФ № 1761–1 «О реабилитации жертв политических репрессий», г.Красноярск, 26.01.2007 г.
- 31. forrás az angol életrajzban - Страна.ru: 2008-06-11, Страна.ru, Евгения Душанина, 12 лет за 12 "эпизодов"
- 32. forrás az angol életrajzban: 2007-04-18, Иной Формат, Лариса Бочанова, В Защиту. Журналистское расследование уголовного дела № 376062 «по мошенничеству» Грабового. (Интервью с С.П. ДУДИЕВОЙ)
- 34. forrás az angol életrajzban: 2008-03-27, Новая Газета, Елена Милашина, Прости, Господи: неужели он – это Ты?
- 36. forrás az angol életrajzban: 2008-07-08, газета.ru, Андрей Стенин, Лжецелителя колония исправит
- 40. forrás az angol életrajzban: 2008-09-18, VOANews.com, Марк Львов, Российские правозащитники обращаются в ООН
- 41. forrás az angol életrajzban: 2016-09-22, Radio Free Europe / Radio Liberty, RFE/RL, European Court Orders Russia To Compensate Controversial 'Healer' For Detention
- 50. forrás az angol életrajzban: Версия, Михаил Яковлев, МЕССИЯ НЕВЫПОЛНИМА
- 52. forrás az angol életrajzban: 2011, Российская Академия Наук, В защиту науки
- 22. forrás az orosz életrajzban: 2007-07-18, Общественное движение "ПРЕОБРАЖЕНИЕ", Вячеслав Ежков, ДИКИЕ ВРЕМЕНА
- 24. forrás az orosz életrajzban: 2006-04-06, Lenta.ru, Андрей Кузнецов, Воскрешение по сходной цене
- 57. forrás az orosz életrajzban: 2006-09-08, ДРУГГ, Григорий Петрович Грабовой, Обращение к членам политической партии ДРУГГ
- 60. forrás az orosz életrajzban: 2007-11-22, Портал-Credo.ru, Сторонники Григория Грабового продолжают конвейерную голодовку
- 85. forrás az orosz életrajzban: 2008-10-15, NEWSru.com, Срок наказания "целителю" Грабовому сокращен на три года. Теперь ему сидеть восемь лет
- Fonte direta na biografia em russo - Персонал Плюс: 2008-09-17, ПЕРСОНАЛ ПЛЮС, Василий Перец, У пошуках істини
- center-bereg.ru: 2002, Center-Bereg, Серегина В. П., Юридический статус и правовые основы научно-общественной аттестации в России
- drugg.ru: 2009, Publishing house "RA", M.Trepashkin, Grigoriy Grabovoy was Convicted for Rendering People Real Assistance
- garant.ru-1: Федеральный закон от 11 июля 2001 г. N 95-ФЗ "О политических партиях"
- garant.ru-2: Уголовный кодекс РФ от 13 июня 1996 г. N 63-ФЗ
- iformat.ru: 2007-04-10, Иной Формат, Лариса Бочанова, В Защиту. Журналистское расследование уголовного дела № 376062 «по мошенничеству» Григория Грабового (Интервью с П.В. Виноградовым)
- mk.ru: 2018-04-16, Московский Комсомолец, Екатерина Сажнева, "Воскреситель мертвых детей" Григорий Грабовой получил право на реабилитацию
- net-film.ru: 2002, Российская центральная киновидеостудия хроникально-документальных и учебных фильмов, Чубакова Т., Миссия Григория Грабового
- novayagazeta.ru: 2008-09-18, Новая Газета, Юлия Макаренко, Правозащитники Грабового подали иск против Путина и Медведева в Европейский суд
- personal-plus.net: 2008-09-17, ПЕРСОНАЛ ПЛЮС, Василий Перец, У пошуках істини
- rapsinews.ru: 2018-04-11, РАПСИ, Сергей Пятаков, ВС РФ отменил решения об аресте "целителя" Грабового после решения ЕСПЧ
- rg.ru-1: 2006-02-17, Российская Газета, Время и место проведения учредительного съезда партии "ДРУГГ"
- rg.ru-2: 2006-05-02, Российская Газета, Основные положения программы партии ДРУГГ
- stolica-s.su: 2015-07-01, Столица С, Герой Советского Союза Николай Антошкин: «Экстрасенсы спасли жизни десятков летчиков»
- amazon.com-1: 2013, Григорий Грабовой, Ученийе Григория Грабового о Душе, ISBN: 978-1490952826
- hudoc.echr.coe.int: 2016-09-22, European Court of Human Rights, CASE OF GRABOVOY AND OTHERS v. RUSSIA
- self-defense.legal-1: 2022-01-28, self-defense.legal, Политическая партия ДРУГГ
- self-defense.legal-2: 2022-03-04, self-defense.legal, Хронология уголовного преследования Григория Грабового
- self-defense.legal-3: 2022-03-30, self-defense.legal, Заключение научной политико-правовой экспертизы
- self-defense.legal-4: 2022-04-03, self-defense.legal, «Великая Россия фальсифицирует обвинения»
- vsrf.ru: 2018-04-11, Верховного Суда Российской Федерации, ПОСТАНОВЛЕНИЕ ПРЕЗИДИУМА ВЕРХОВНОГО СУДА РОССИЙСКОЙ ФЕДЕРАЦИИ о возобновлении производства по делу ввиду новых обстоятельств